Como reduzir o estresse naturalmente

Como reduzir o estresse naturalmente

Descubra como tomando algumas precauções e alterando alguns pequenos hábitos, é possível aumentar consideravelmente a qualidade de vida e diminuir o risco de estresse exaustão.

Trabalho, produtividade, trânsito, responsabilidades, caos urbano... são muitas cada vez maiores as razões que podem levar uma pessoa a perder o controle no meio desse ritmo acelerado. As vezes a carga de tensão é tão grande que saímos do trabalho levando algumas tarefas para casa, ou mesmo nos finais de semana de férias não conseguimos nos desconectar das nossos deveres, continuamos pensando nas obrigações diárias e até os momentos de lazer podem parecer cansativos.

Médicos apontam que os efeitos do estresse podem ir desde noites de insônia, dificuldade para concentrar-se, enxaquecas, até um possível diagnóstico de ansiedade, aumento da pressão arterial e infartos.

Abaixo iremos apresentar algumas técnicas simples e eficientes para relaxar atingir o equilíbrio físico e mental, melhorando assim, seu desempenho na vida cotidiana.

A chave para o relaxamento:

O segredo para obter êxito nas tentativas de relaxamento é descontrair-se. Encontre atividades que lhe dão prazer. Enquanto as executa procure manter sua energia e atenção no momento presente. Essa é uma técnica muito eficiente para amenizar os sintomas da ansiedade: Concentrar-se no momento presente.

Esteja em meio a natureza

Fuja por algumas horas do espaço urbano. Desfrute do silêncio, do som das ondas quebrando na areia, do canto dos pássaros, da sombra agradável de uma árvore.

A American Psychological Association confirmou que apenas 10 minutos por dia de momentos junta a natureza reduzem consideravelmente os riscos de se adquirir doenças cardíacas em função do estresse cotidiano.

Solta o som

Pesquisas comprovam que ouvir música diminui em 65% os sintomas da ansiedade e da depressão. Então comece o seu dia com aquela playlist que te faz sorrir.

Mexa-se

Pratique atividades físicas, mesmo que as mais simples como caminhar, levar o seu animalzinho para passear, andar de bicicleta ou dançar. O que importa é fazer algo que te dê prazer.

Medite

Que a prática da meditação é indicada para pessoas de todas as idades, independente do estado de espírito, não mais nenhuma novidade. De fato, a última pesquisa do Universidade Carnegie Mellon provou que o benefícios proporcionados pela meditação vão além do relaxamento da mente. Ela pode ser uma arma poderosa para evitar desde possíveis transtorno mentais, até disfunções intestinais.

Evite

Cuidado com o consumo exagerado de cafeína e bebidas estimulantes. O açúcar e o sal também podem aumentar os níveis de cortisol no sistema nervoso. Cortisol é a substância que libera adrenalina para o corpo.

Ponha a leitura em dia

Ler ajuda a ampliar o poder de concentração fazendo o cérebro entender que aquela é a hora de “desacelerar” para que essa atividade possa ser exercida de forma eficiente.

Dê asas a imaginação

Atividades criativas ou relacionadas a artes como tocar algum instrumento, pintar, desenhar ou até mesmo cozinhar uma receita nova podem ser uma boa forma de desacelerar e descansar das pressões do dia a dia.

No fim do dia, permita-se.

Aquele banho demorado embaixo da água quente para lavar o corpo e mente, pode ser um excelente estimulante para um sono mais tranquilo. Foque sua atenção na temperatura da água, nos sons e nas sensações que o seu corpo está a sentir. Certamente é um ritual tranquilizador.

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