Como se preparar mentalmente para uma prova importante

Como se preparar mentalmente para uma prova importante

Como você descreveria sua vida escolar? Você é do tipo que se prepara previamente para as provas, estuda um pouco todos os dias e presta atenção nas aulas? É aquele tipo de pessoa que consegue ir bem nos testes apenas assistindo as aulas atentamente, sem precisar rever as matérias ou se preparar de alguma forma especial? A verdade é que todo tipo de estudante pode ter uma vida acadêmica mais difícil por conta de um problema: o nervosismo.

Não é incomum que até as pessoas mais bem preparadas tenham “brancos” durante uma prova por conta do nervosismo. Parece que as emoções simplesmente tomam conta, o medo impede o raciocínio, a respiração fica mais acelerada, a concentração vai a zero e parece que a sala está cada vez mais apertada... Se identificou? Caso sim, saiba que isso acontece com muita gente.

O que fazer para não deixar o nervosismo atrapalhar

Há inúmeros relatos sobre a forma como o nervosismo atrapalha nosso desempenho durante exames variados. Todo mundo conhece uma pessoa que dirige muito bem, mas simplesmente não consegue passar no exame de direção e obter sua habilitação porque “congela” na hora H. Os vestibulares e concursos públicos também são palcos onde esses “espetáculos” acontecem o tempo todo. Inclusive, é por isso que muitos educadores alegam que o sistema probatório não é uma boa forma de medir o conhecimento. Há correntes pedagógicas que se debruçam há anos nesse assunto, em busca de uma solução.

Como vencer os obstáculos para se sair bem na prova

Nós, pessoas que nascemos e pertencemos a uma sociedade, precisamos conhecer as regras do jogo, caso desejemos chegar a algum lugar na vida. Quanto mais próspero for o futuro que você almeja, maiores serão os obstáculos entre você e ele. Não se deixe enganar: por mais que haja casos nos quais as pessoas conquistam grandes coisas sem um esforço real, nunca é uma boa ideia esperar que isso aconteça com você. A melhor política é fazer o possível para se preparar, vencer o nervosismo e buscar aquela nota 10 que você merece.

Existem alguns passos que você pode seguir para melhorar suas chances:

  1. Estude o conteúdo com antecedência: Você não quer decorar o assunto de uma prova apenas, mas sim internalizar o conteúdo. A nossa memória de curta duração, aquela que abriga a sua “decoreba” é muito limitada. As informações que não passam para a memória de longo prazo são facilmente descartadas, especialmente se você estiver nervoso.
  2. Teste seu aprendizado: Isso pode ser feito de várias maneiras, durante e após o período de estudo. Você pode, por exemplo, pedir a um colega fazer perguntas sobre a matéria, tentando respondê-las sem consultar suas anotações. Outra opção é fazer muitos exercícios. Use aqueles que estão no seu material ou procure listas na internet.
  3. Durma bem: O sono é muito importante para o corpo. Dormir pouco pode impede que seu cérebro opere da melhor forma possível. Além disso, a falta de sono piora problemas como ansiedade e outras instabilidades emocionais.
Peça agora Peça agora