É possível melhorar o desempenho do cérebro tomando suplemento?

É possível melhorar o desempenho do cérebro tomando suplemento?

Quem nunca chegou em casa cansado, após um longo dia de serviço ou de estudos, desejando ter um pouco mais de “cabeça” para encarar o resto da semana? E se fosse possível melhorar o desempenho do cérebro para terminar aquele projeto tão complicado ou passar naquela prova tão difícil? É com isso em mente que muitas pessoas já estão recorrendo às chamadas pílulas da inteligência, que são drogas ou suplementos que prometem aumentar a cognição em até 45%.

Tudo começou com a utilização de remédios controlados, destinados ao tratamento de doenças como a narcolepsia, condição caracterizada pelo excesso de sono. O problema é o grande risco que isso pode representar à saúde, além de ser uma prática ilegal. Pensando numa alternativa que não causasse riscos e pudesse ser vendida sem a necessidade de prescrição médica, surgiram no mercado os primeiros suplementos, como o Optimemory, com ingredientes 100% naturais capazes de estimular os neurotransmissores.

Você é o que come ou o suplemento que você toma

O corpo humano pode ser comparado a uma máquina: enquanto essa máquina tiver combustível, ela irá funcionar, e quanto melhor a qualidade desse combustível, maior será a sua performance. Da mesma forma, o corpo humano também precisa de combustível para continuar vivo, neste caso, estamos falando dos alimentos, e quanto mais nutritivos eles forem, melhor será o desempenho do seu corpo. E isso está diretamente ligado com a capacidade do seu cérebro.

Sabe aquela famosa frase “Você é o que você come”? Pois ela retrata muito bem essa ideia de que tudo o que você ingere interfere nos mais diversos aspectos do seu organismo: seu nível de energia e disposição, cansaço, sono, etc. O mesmo vale para os suplementos que você toma, que geralmente são compostos por vitaminas e minerais numa dosagem ideal e segura para produzir no organismo o resultado prometido, entre eles, o de estimular os neurotransmissores no caso dos suplementos para inteligência.

Substâncias capazes de turbinar o cérebro

Muitas substâncias são necessárias para o bom funcionamento da mente, e quem deseja dar aquela turbinada no cérebro deve tentar incluir esses nutrientes em sua alimentação diária. O problema é que nem sempre é possível cuidar da alimentação quando se tem uma vida muito corrida ou quando a maior parte das suas refeições não é feita em casa. Nessas horas, os suplementos podem ser muitos bem-vindos devido à sua praticidade.

Os nutrientes que você deve procurar consumir são:

  • Ômega-3: melhora a concentração e a memória. É encontrado principalmente nos peixes
  • Vitaminas do complexo B: melhora a comunicação entre os neurônios. Podem ser encontradas em carnes, ovos, leguminosas e sementes.
  • Ferro: previne a anemia, que causa indisposição, cansaço, perda de concentração, etc.
  • Nitratos: aumentam a oxigenação do cérebro. Podem ser encontrados na beterraba e no espinafre.
  • Colina: aminoácido importante para a memória e a cognição.
  • Cafeína: estimulante do sistema nervoso central
  • Cereais integrais: por liberarem o açúcar lentamente no sangue, evita a sonolência causada pelo pico e posterior queda da glicose.
Peça agora Peça agora