Ingredientes naturais para melhorar o foco de dia e de noite

Ingredientes naturais para melhorar o foco de dia e de noite

Todos os nutrientes que colocamos no nosso corpo contribuem para alguma função dentro do organismo. Para melhorar o foco, tanto de dia quanto de noite, é preciso manter um ritmo de energia constante, evitando os picos de açúcar no sangue, além de se manter hidratado e investir numa alimentação balanceada que, a longo prazo, trará benefícios para a sua memória e capacidade de concentração.

De acordo com Carla Tieppo, neurocientista da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, não é bom passar longos períodos sem se alimentar, pois para manter a concentração, o corpo precisa de bastante energia. Se estiver bem alimentado, além de ter energia suficiente no organismo, você não corre o risco de se distrair com a fome. Carla indica coisas simples, como uma barrinha de cereais ou suco no decorrer do dia.

O que podemos fazer para aumentar o foco de forma imediata?

Há duas formas de se trabalhar o foco: uma delas é mais imediata e consiste na adoção de medidas que surtirão efeito em poucos minutos ou ao longo do dia; a segunda é de longo prazo e requer a introdução diária de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e do cérebro, sejam eles por meio de alimentos ou suplementos. A combinação dessas duas medidas é a solução ideal para aumentar sua memória e concentração.

Aqui estão alguns alimentos que aumentam o foco de forma imediata:

  • Água: sim, por mais estranho que possa parecer, a água é de vital importância para a concentração. Um estudo britânico da Universidade do Leste de Londres concluiu que o consumo de 500 ml de água antes de atividade intelectuais aumentou em 14% a velocidade das reações. Já bebeu água hoje?
  • Guaraná: mas se você precisa de algo um pouco mais forte do que a simples e pura água, o guaraná em pó diluído pode ser ainda melhor. Com sua elevada dose de cafeína, o resultado será imediato.
  • Alimentos integrais: ao longo do dia, dê preferência aos grãos integrais em vez de alimentos feitos com farinha refinada, como pão de sal, bolos e biscoitos. Assim você evitará os picos de açúcar no sangue que sempre são acompanhados por uma queda do desempenho. Os alimentos integrais liberam glicose lentamente ao longo do dia, proporcionando um nível de energia estável.

E como fazer para ter mais foco a longo prazo?

Para melhorar sua memória e concentração ao longo do tempo, incorpore os nutrientes a seguir à sua alimentação diária, seja na forma de alimentos ou suplementos:

  • Vitaminas do complexo B: em especial a vitamina B12, contribuem para o bom funcionamento da tireoide e a saúde das células, aumentando o nível de energia.
  • Suco verde: essa é forma mais rápida de oferecer ao seu corpo um complexo poderoso de vitaminas e minerais.
  • Vitamina E: um poderoso antioxidante que ajuda a proteger a memória.
  • Ômega-3: de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, comprovou-se o ômega-3 melhora memória de curto prazo até mesmo em jovens.
  • Vitamina C: importante para a produção do neurotransmissor noradrenalina que controla a atenção.
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